Setúbal

Setubal, Mercado do Livramento

Setúbal, é uma cidade única em Portugal . Um pólo paradigmático porque tudo está próximo, sejam actividades, ofertas, serviços, alojamento. Ao longo de séculos, fez com se destacasse das outras cidades.

O clima e as condições geográficas de excelência até aos dias de hoje faz com que o crescimento seja contínuo. No presente, recebe pessoas das mais variadas regiões Portuguesas e países da Europa, porque elegem a cidade como o seu destino preferido para residência.

Produtos de Setúbal

Não é possível dissociar a cidade da ideia de uma gastronomia rica e diversificada. As suas gentes também ajudam a esse sucesso, através do sector da restauração, produção, pesca e agrícola. Setúbal foi a cidade da laranja, era uma das especialidades, rodeada de quintas cheias de pomares. Posteriormente, começaram a produzir e a desenvolver o doce de laranja e casca de laranja cristalizada, que ainda é uma das especialidade de Setúbal.

E as famosas ostras? Não nos podemos esquecer das ostras de Setúbal, porque levaram além fronteiras os sabores do Rio Sado nomeadamente para França. Estas foram baptizadas de “Les Portugaises”, uma da iguarias que as classes mais abastadas consumiam em grandes quantidades.

Hoje em dia, Setúbal continua conhecida pelas suas praias, mariscos, ostras, sardinha e o choco frito. Este último, que trazido pelos pescadores da Comporta para a cidade e que é hoje o embaixador dos sabores da cidade de Setúbal” CHOCO FRITO” . A fama deste prato, faz com que imensas pessoas visitem a cidade para aí realizarem uma refeição nesta iguaria. Encontramos Portugueses e estrangeiros, verdadeiros apreciadores de gastronomia e vinhos em geral.

Não nos podemos também esquecer da Sardinha de Setúbal, porque é também conhecida nesta região. Esta, é idealmente ingerida assada a partir do mês de Maio. No entanto, as sardinhas foram também uma força económica, uma vez que Setúbal era uma da cidades do país com mais fábricas da Indústria conserveira. Produziam as famosas latas de conserva de sardinha, que foram muito utilizadas como alimento dos soldados em combate na I e II Guerra Mundial.

Setúbal

Visitar a cidade ou periferia

Ao visitar Setúbal podem encontrar pontos de interesse gastronómico e cultural. Museus como por exemplo o Museu do Trabalho, Museu etnográfico da Cidade, ou no Museu Oceanográfico que fica no Portinho da Arrábida.

A Pousada de São Filipe é magnífica pela vista que proporciona sobre a cidade, Tróia e o Rio Sado. O Mercado de Livramento é também ímpar, considerado um dos mais bonitos do Mundo. Apresenta diversidade de produtos e com elevados padrões de qualidade, para além de um magnífico painel de azulejos. Em suma, venha conhecer a cidade de Setúbal. Porquê? Porque vai adorar a cidade, as suas gentes e as inúmeras actividades possíveis de realizar.

Na cidade ou na região, poderá realizar diversas actividades, tais como provas de vinho nos mais diversos produtores, stand up paddle, mergulho, simplesmente ir à praia? Sim, também é possível.

Acompanhe as redes sociais da Affiance Travel, porque partilhamos com regularidade informação alusiva a Setúbal . Estamos presentes no Facebook , Twitter, Instagram .